Projeto Urbano com VLT em Itaipava [Petrópolis, RJ]
Essa proposta buscou desenvolver um ensaio de implantação de um sistema de VLT [veículo leve sobre trilhos] na região mais adensada de Itaipava, em Petrópolis, RJ. Desenvolvida em 2003, contou com levantamento e análise de dados locais, revisão de outros estudos de caso [na ocasião não se pensava em VLT no Brasil e os exemplares eram europeus ou americanos] e percepção da vocação local para uma transformação profunda na dinâmica e na ambiência daquela região. O trajeto pensado para o veículo foi circular, ligando o Trevo de Bonsucesso a uma das pontes existentes de acesso à BR-040 em um circuito de quase 10 km em baixa velocidade – característica desse tipo de veículo, buscando oferecer para a região uma alternativa ao modo de circulação motorizado já muito usado na época. Além disso, a proposta buscou priorizar a circulação de pedestres e ciclistas, restringindo a circulação de veículos de moradores locais e de serviço em horários específicos. Para tal, foram pensadas duas novas conexões com a BR-040, reduzindo a dependência do acesso desde as extremidades da área de intervenção. Finalmente, soluções para permanência, apropriação para atividades variadas e paisagismo foram incorporadas em seus mais de 80 mil m² de área de intervenção. Mais de 20 anos depois, a proposta continua atual. Itaipava vem se desenvolvendo e o modelo de deslocamento não tem sofrido transformação, fazendo com que os conflitos de uso e demanda se intensifiquem, e não se oportunize a vida urbana que a região pode oferecer.